Sobre

Histórico de realização do evento

O Congresso Internacional de Direitos Humanos tem se constituído como um espaço importante de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, não só do Estado de Mato Grosso do Sul, mas, de diferentes Instituições de Educação Superior do país e alguns vindos do exterior. Além da participação de pessoas da academia (alunos e pesquisadores), tem sido também, um espaço de participação de lideranças de movimento sociais (afrodescendentes, indígenas, feministas, entre outros), estreitando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e outras formas de conhecimentos.

Este XII Congresso Internacional de Direitos Humanos – Fronteiras dos Direitos Humanos: Direitos Humanos nas Fronteiras – vem dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, os quais trataram sempre de temas relacionados com os fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos, bem como da prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Este evento também representar um espaço privilegiado de interlocução sobre a dimensão cultural (diversidade) relacionada aos fundamentos e prática dos Direitos Humanos, além de privilegiar o diálogo entre acadêmicos e pesquisadores nacionais com outros educadores de diferentes níveis e países sobre as práticas dos Direitos Humanos em contextos interculturais, enfatizando a autonomia e a Educação em Direitos Humanos. Podemos destacar, ainda, na temática deste ano, a realidade regional do tráfico de pessoas e a situação de fronteira, sempre dinâmica e repleta de desafios para os Direitos Humanos. Será realizado entre os dias 01 a 04 de Setembro de 2015, na UFMS, sendo aberto a todos os estudantes, professores e servidores das IES, além da sociedade civil.

Estes eventos tiveram início no ano 2001, com a parceria e intercâmbio entre professores/pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade de Salamanca / Espanha. Os laços foram se ampliando através da realização de eventos nos dois países e com a inclusão de outras instituições internacionais (Complutense de Madrid/Espanha, University of Washignton/EUA, Universidad de Rozário/Argentina) e instituições brasileiras (UFMS, UEMS, UFGD, UFPB, UFRS, UFPEL UFPE, UMESP, UNIMEP, dentre outras). A partir desses intercâmbios foi criado o FIIDH – FÓRUM INTERNACIONAL E IBEROAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS, ao qual este XII Congresso está filiado. Dessa forma, este evento contará com a participação de distintos professores pesquisadores de universidades brasileiras e de outros países.

Durante todos esses anos os eventos ocorrem com visitas de professores de outras instituições brasileiras e internacionais, utilizando inclusive o sistema de videoconferência, chega-se a este XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, acreditando-se no avanço dos debates acerca dos Direitos Humanos e das pesquisas, além do seu efetivo retorno para a sociedade.

margin-bottom: 20px height; 20px